A ideia para escrever esse texto veio ao estudar a preparação dos times brasileiros em pré-temporada. Nos últimos anos, o uso das redes sociais cresceu assustadoramente. Com destaque para o Instagram. Segundo Vishal Shah, diretor de negócios global do Instagram, o Brasil tem 50 milhões de usuários ativos mensais, a segunda maior base de usuários da rede (800 milhões no mundo todo).
Certamente os clubes brasileiros logo perceberam esse crescimento. Nesse meio tempo, investiram em assessoria de comunicação própria para alimentar seus sites e redes sociais. Um bom negócio, pois não dependeriam unicamente da mídia tradicional para se mostrar ao mundo. Além de produzir o seu próprio conteúdo para se comunicar diretamente com os torcedores.
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Cerca de 95% dos clubes brasileiros (pequenos, médios e grandes) tem suas páginas oficiais no Instagram. E pelo menos 90% mantém atualizações constantes. [DataErick. É uma estimativa sem o mínimo rigor científico. Mera observação e opinião!]
Quanto mais informação melhor
Por certo, isso é uma mão na roda para os apostadores. Pois, acessamos uma série de informações que teríamos dificuldades, caso dependêssemos excepcionalmente da mídia tradicional. Por exemplo, a cobertura de amistosos (oficial e jogo-treino), as contratações dos clubes e as listas de relacionados para os jogos.
Além disso, é rico acompanhar os comentários dos torcedores nas postagens com avaliações dos treinos, do desempenho nos jogos preparatórios etc.
Portanto, o Instagram se torna uma excelente ferramenta para os apostadores esportivos. Assim sendo capaz de qualificar o estudo dos times brasileiros, potencializa os bancos de dado e qualifica os seus Power Rankings.
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