Guia Copa do Nordeste 2020
Guia Copa do Nordeste 2020

Aos poucos, o futebol aqui no Brasil está voltando. E chegou a vez da Copa do Nordeste.

A competição regional teve sua parada na penúltima rodada, lá no mês de março. E o seu retorno está marcado para o final de julho, recheado de jogos decisivos da última rodada da fase de grupos. Confira:

Vale lembrar que os quatro melhores de cada grupo se classificam para as quartas de finais. Nas quartas e semi-finais, os confrontos são disputados em jogos únicos e a final em dois jogos.

Um fato importante é que, devido à pandemia, os jogos restantes da competição (última rodada da fase de grupo e mata-mata) serão todos disputados na Bahia.

Outro fato é que, sem chances de classificação, Frei Paulistano e Imperatriz decidiram não atuar e, portanto, o jogo entre eles foi cancelado.

Dito isso, vamos à situação de cada time e como eles chegam para esse retorno. São eles:

Grupo A

Grupo B

Legenda:

Classificado

Tem Chances e Depende das Próprias Forças

Tem Chances e Depende de Outros Resultados

Eliminado


Classificação Grupo A antes da parada – Fonte: Globoesporte.com


ABC

  • COMO CHEGA?

Após resultados negativos dos testes de jogadores e comissão técnica, o Alvinegro Potiguar realizou treinos físicos em 2 de julho, no gramado do Frasqueirão, mesmo sem autorização das autoridades de saúde.

Após a polêmica, a autorização oficial determinou treinos somente a partir de 15 de julho. Com isso, o time alvinegro viajou para Salvador, no dia 10 de julho, onde se prepara para a reta final da Copa do Nordeste no CT do Vitória. Já o estadual, só retorna no dia 12 de agosto.

A comissão técnica convocou 23 jogadores para a reta final do Nordestão, incluindo quatro reforços: o goleiro Passarelli e os atacantes Danúbio, Thyago e Elcarlos.

A principal ausência é o atacante Wallyson, que segue em recuperação de uma cirurgia. Em relação ao grupo que vinha atuando antes da pandemia, também é baixa o atacante Igor Goularte, que não aceitou a proposta para seguir no ABC.

Na Copa do Nordeste, o time do técnico Francisco Diá está na quarta colocação, precisa vencer e torcer para não ser superado pelo Sport no saldo de gols, caso o time pernambucano também consiga o triunfo.

O seu duelo é contra o já eliminado CSA, no CT Praia do Forte, na quarta-feira, 22/07.

Time Base: Rafael; Bruno, Joécio, Richardson, Cedric; Wenderson, Felipe Manoel, Berguinho e João Paulo; Jailson e Paulo Sérgio.


BAHIA

  • COMO CHEGA?

O Tricolor Baiano retornou aos treinos no dia 16 de junho, portanto, está a mais de um mês preparando-se para o seu primeiro jogo oficial, pós-pandemia, contra o Náutico, pela Copa do Nordeste.

O Bahêa terá que dividir as atenções entre Nordestão e Baiano, que retornará no dia 23/07. Antes da paralisação, usava o time principal no regional e o sub-23 no estadual.

Porém, o clube dissolveu o time de aspirantes diante das incertezas do retorno e devido a necessidade de arcar custos em meio a diminuição de receitas.

Na Copa do Nordeste, time do técnico Roger Machado está na vice-liderança do Grupo A. Já está classificado e briga pela primeira posição. O duelo contra o Timbu é na quarta, 22/07, no estádio Pituaçu em Salvador.

Uma baixa do time para esse jogo é o volante Gregore, que cumpre suspensão pelo terceiro amarelo. O volante Ronaldo deve atuar no seu lugar.

Time Base: Anderson; Zeca, Juninho, Lucas, Juninho Capixaba; Gregore, Flávio, Rodriguinho, Elber, Rossi; Gilberto.


BOTAFOGO-PB

  • COMO CHEGA?

O Belo retornou aos treinos no dia 29 de junho, após mais de três meses de suspensão do calendário do futebol no estado.

Os primeiros jogos oficiais do clube, pós-pandemia, serão pelo estadual contra o Campinense (16/07), em João Pessoa-PB, e o Sousa (19/07), em Sousa-PB.

Destacamos que esses jogos serão importantes, já que a vida do Botafogo não está tranquila no estadual. Em seguida viajará à Bahia para disputar o Nordestão.

Na Copa do Nordeste, o time do técnico Mauro Fernandes está na terceira posição e precisa de apenas um empate para passar de fase, sem depender de outros resultados.

O duelo é contra o Vitória, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, na quarta, 22/07.

Time Base: Felipe; Léo Moura, Fred, Luís Gustavo e Mário; Wéllington Cézar, Everton Heleno e Rodrigo Andrade; Cássio Gabriel, Dico e Lohan.


CRB

  • COMO CHEGA?

O Galo retornou os treinos no dia 23 de junho e desde então se prepara para o seu primeiro jogo oficial.

Uma das novidades do time é o meia Diego Torres, ex-Chapecoense, que desembarcou em Alagoas no dia 06 de julho.

Ao todo são mais de 30 jogadores disponível no elenco, montado no início do ano, principalmente, para a disputa da Série B.

Na Copa do Nordeste, o time de Marcelo Cabo está na sexta posição e precisa vencer se quiser sonhar com a classificação. Também será necessário torcer por tropeços de ABC e Sport.

O duelo do Galo é contra o Ceará, no estádio Barradão, em Salvador.

Time Base: Victor Souza; Lucas Mendes, Gum, E. Páscoa e Igor; Claudinei, Carlos Jatobá e Dudu (Magno Cruz ou Diego Torres); Erik, Luidy e Léo Gamalho.


FORTALEZA

  • COMO CHEGA?

O Tricolor do Pici retornou aos treinos no dia 02 de junho e, portanto, já está em preparação a quase dois meses.

Após a retomada, o time de Rogério Ceni já fez dois jogos oficiais contra Guarany de Sobral, vitória por 5 a 0; e Ceará, venceu por 2 a 1, ambos pelo Cearense.

O Leão do Pici é um dos fortes candidatos ao título por ter um grupo muito forte, entrosado e segue uma filosofia de trabalho a muito tempo.

Na Copa do Nordeste, é o líder do Grupo A, já está classificado e briga apenas para avançar em primeiro.

Seu confronto final é contra o já eliminado América-RN, no estádio Barradão, em Salvador.

Time Base: Felipe Alves; Tinga, Paulão, Quintero e Bruno Melo; Felipe e Juninho; Romarinho, David, Osvaldo e Wellington Paulista.


RIVER-PI

  • COMO CHEGA?

O Galo Carijó é um dos times que mais sofreram com a pandemia. O time piauiense passou por uma grande reformulação no elenco e apenas 10 nomes que iniciaram a temporada 2020 permaneceram no time, dentre eles Eduardo (atacante), Mondragon (goleiro) e Emerson (volante).

Ao todo foram 21 atletas que deixaram o clube. Alguns deles ainda negociam rescisão contratual. Mais de 15 novas contratações foram feitas.

A equipe chegou a Salvador no dia 11 de julho e começou os treinamentos a partir do dia seguinte. Com apenas 11 dias para organizar sua equipe, o técnico Flávio Araújo criticou a volta sem muito tempo de preparação para o Nordestão.

O preparador Pedro Henrique também citou que o River estará em desvantagem, tanto fisicamente, quanto em padrão de jogo em relação ao Santa Cruz, adversário pelo regional.

Na Copa do Nordeste, o duelo entre o Galo, já eliminado, e o time pernambucano, acontece na quarta, 22/07, no estádio Valfredão, em Riachão do Jacuípe.

Time Base: Devido a grande reformulação no elenco, não encontramos informações.


SPORT

  • COMO CHEGA?

O Leão da Ilha retornou aos treinos no dia 15 de junho e desde então vem se preparando para o estadual e Nordestão.

Serão pouco mais de um mês de treinamentos até o primeiro jogo oficial, contra o Santa Cruz, 19/07, no Pernambucano. Jogo importante já que a classificação ainda não está assegurada.

Do time base que vinha atuando antes da paralisação, a única baixa fica por conta do volante Rithely, que não está nos planos do Leão para a temporada.

O Sport também fez contratações: o lateral-direito, Patric (ex-Atlético-MG) e o atacante Ronaldo (ex-Santo André). Outro jogador que ainda não estreou é o zagueiro Iago Maidana (ex-Atlético-MG).

Na Copa do Nordeste, o Leão está na quinta colocação e também tem um jogo decisivo buscando a classificação.

O duelo é contra o Confiança, na quarta, 22/07, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.

Time Base: Luan Polli; Patric, Adryelson, Iago Maidana e Sander; João Igor, Willian Farias e Lucas Mugni (Jonatan Gomez); Marquinhos, Leandro Barcia e Hernane Brocador.


Classificação B antes da parada – Fonte: Globoesporte.com

AMÉRICA-RN

  • COMO CHEGA?

Com a impossibilidade de realizar treinamentos em solo potiguar, o América fechou uma parceria com o Retrô e fez uma inter-temporada no CT do clube pernambucano, em Camaragibe, entre os dias 1 e 12 de julho.

Essa foi a forma que o clube conseguiu para iniciar os treinamentos visando, principalmente, a Copa do Brasil, já que no Nordestão não tem mais chances de classificação.

Após esse período, todo o elenco retornou a Natal, onde pôde realizar treinamentos desde o dia 15 de julho, já com autorização do governo estadual.

Em relação ao elenco do Mecão de antes da pandemia, apenas o atacante Tiago Orobó deixou o clube. O artilheiro da equipe foi negociado com o Fortaleza.

Novidades também são bem-vindas, como os atacante Rogerinho e Elias, que chegaram recentemente.

E por fim, uma baixa é o meia Dione, que se lesionou durante a inter-temporada.

Na Copa do Nordeste, o Mecão é sétimo colocado e sem chances de classificação, apenas cumpre tabela.

O duelo é contra o Fortaleza, na terça, 21/07, no estádio Barradão, em Salvador.

Time Base: Ewerton; André Krobel, Edimar, Edson e Michael; César Sampaio, Wallace Rato e Lelê; Rogerinho, Elias e Wallace Pernambucano.


CEARÁ

  • COMO CHEGA?

O Vovô retornou aos treinos no dia 01 de junho e fez seu primeiro jogo oficial, quase um mês e meio depois, contra o Barbalha (vitória por 5 a 0), no dia 13/07. Em seguida, foi a vez do Clássico-Rei, também pelo estadual, no dia 15/07, e perdeu por 2 a 1.

A grande novidade é na comissão técnica. No lugar de Enderson Moreira, que foi para o Cruzeiro, chega Guto Ferreira, terceiro treinador da equipe na temporada.

Na Copa do Nordeste, o Ceará é o quarto colocado do Grupo B e depende apenas de si para passar de fase.

O duelo decisivo é contra o CRB, na quarta, 22/07, no estádio Barradão, em Salvador.

Time Base: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Charles, Ricardinho e Vinícius; Lima, Felipe Silva e Rafael Sobis.


CONFIANÇA

  • COMO CHEGA?

O Dragão retornou aos treinos no dia 29 de junho, depois da autorização do governo estadual. Com a volta do Sergipano prevista apenas para o dia 25/07, o primeiro jogo oficial será no retorno do Nordestão.

O Confiança reforçou o elenco durante a paralisação. O principal nome é o experiente meia André Moritz, que veio do Londrina.

Na Copa do Nordeste, o Confiança é líder do Grupo B e precisa apenas de um empate para selar a classificação. Porém, deve buscar o triunfo se quiser garantir o primeiro lugar do grupo.

O duelo é contra o Sport, na quarta, 22/07, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.

Time Base: Rafael Santos; Thiago Ennes, Nirley, Luan, Djalma; Amaral, Rafael Vila, Andre Moritz, Ítalo Melo, Reis; Mikael.


CSA

  • COMO CHEGA?

O Azulão retornou aos treinos no dia 23 de junho e desde então se prepara para o seu primeiro jogo oficial pós-pandemia.

Sem chances de classificação no regional, o técnico Eduardo Baptista terá no duelo contra o ABC um teste para a equipe que precisa de ajustes. O foco do CSA está na reta final do estadual e em fazer uma boa campanha na Série B.

Na Copa do Nordeste, o duelo contra o time potiguar é na quarta, 22/07, no CT Praia do Forte.

Três desfalques são certos: o atacante Rodrigo Pimpão, suspenso pelo terceiro amarelo, o meia Renatinho e o volante Geovane, ambos lesionados.

Time Base: Thiago Rodrigues; Caio Felipe, Alan Costa, Luciano Castan e Diego Renan; Márcio Araújo, Yago e Andrigo; Bilu, Allano e Michel Douglas.


NÁUTICO

  • COMO CHEGA?

O Timbu retornou aos treinos no dia 15 de junho. O primeiro jogo oficial pós-pandemia será pela última rodada do estadual, contra o Salgueiro, fora de casa. Jogo muito importante, já que o Náutico precisa de um bom resultado, pois ainda não garantiu a classificação.

Uma notícia que não agrada é em relação a um dos destaques do time, o meia Jean Carlos. O atleta testou positivo para Covid-19 e, por isso, ficará afastado por 14 dias. Dessa forma não poderá atuar nem contra o Salgueiro, no estadual, nem contra o Bahia, na Copa do Nordeste.

Na Copa do Nordeste, o time do técnico Dal Pozzo está na terceira colocação e ainda não tem vaga garantida na próxima fase. Por isso, precisa de um bom resultado contra o time baiano.

O duelo acontece no dia 22/07, no estádio Pituaçu, em Salvador.

Time Base: Jefferson; Hereda, Fernando Lombardi, Ronaldo Alves, Wilian Simões; Jhonnatan, Luanderson, Jean Carlos, Erick, Thiago; Kieza.


SANTA CRUZ

  • COMO CHEGA?

A Cobra Coral retornou aos treinos no dia 17 de junho. O primeiro jogo oficial pós-pandemia será logo um clássico, contra o Sport, no dia 19/07, pela última rodada da primeira fase do estadual.

A situação do Tricolor é tranquila, pois o time já está classificado e com o primeiro lugar garantido. Claro que clássico ninguém nunca quer perder, mas o jogo será um teste para o time de Itamar Schulle.

Três dias depois terá um confronto decisivo contra o River-PI, pela Copa do Nordeste, onde o único resultado que interessa é a vitória.

O time recifense também andou se reforçando. Em parceria com o Athetico-PR, o Santa trouxe dois jogadores por empréstimos para a sequência da temporada: o atacante Jaderson, destaque do Furacão na Copa SP 2019, e o meia Kleiton Pago.

Na Copa do Nordeste, o duelo contra o time piauiense é no dia 22/07, no estádio Valfredão, em Riachão do Jacuípe. 

Time Base: Maycon Cleiton; Toty, Danny Morais, William Alves e Fabiano; André, Paulinho, Didira e Chiquinho; Victor Rangel e Pipico.


VITÓRIA

  • COMO CHEGA?

O Rubro-Negro Baiano retornou aos treinos no dia 17 de junho e desde então vem se preparando para a volta das competições que disputa.

Com o Campeonato Baiano retornando apenas no dia 23 de julho, o primeiro jogo oficial, pós-pandemia, será um confronto decisivo pelo Nordestão.

Ao todo serão um pouco mais de um mês de treinamentos e o técnico Bruno Pivetti tem elogiado a equipe.

Após dissolver seu time sub-23, que atuava no estadual, oito atletas acabaram indo para equipe principal, deixando o elenco ainda mais encorpado.

Ao todo são 37 jogadores disponíveis para o reinício dos jogos.

A única incerteza fica por conta do atacante Léo Ceará. Clube e jogador ainda não chegaram a um acordo para renovação contratual. Enquanto isso, ele segue treinando separado do grupo.

Na Copa do Nordeste, o Leão é o vice-líder do Grupo B, mas não pode vacilar, porque a classificação ainda não está garantida. O time também briga pela primeira posição do grupo.

O duelo é contra o Botafogo-PB, na quarta, 22/07, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.

Time Base: Martin Rodriguez; Van, Maurício Ramos, João victor, Carleto; Jean, Guilherme Rend, Gerson Magrão, Alisson Farias, Rodrigo Andrade; Léo Ceará.

Veja Também:

https://ericktipster.com.br/aulao-os-segredos-para-apostar-na-serie-b-do-brasileirao/

Sobre o Autor

Rodolfo Lopes
Rodolfo Lopes

Eu sou o tipster Rodolfo, apostador desde 2015 e investidor profissional desde 2018, especializado no futebol brasileiro e em mercados asiáticos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Bom dia, Erick. Em relação ao time do Bahia, o titular na lateral-direita vinha sendo João Pedro e provavelmente deve ser mantido no time da Copa do Nordeste. Na verdade para a lateral-direita Zeca vinha sendo uma terceira opção, depois de Nino Paraíba.