Sempre que o assunto da teoria do mercado eficiente é colocada em pauta na nossa comunidade, há uma grande dúvida quanto a amostragem do Closing Lines Value (CLV) em ligas inferiores.
Principalmente em ligas brasileiras, popularmente chamadas de “várzea”, onde a maioria tem acesso e acompanha trabalhos de grandes tipsters mais de perto.
Antes de mais nada, para que você entenda o teor do assunto, sugiro antes que leia primeiro o artigo para entender o que é o CLV e a teoria do mercado eficiente.
Dilema: CLV Anexado à Grandes Tipsters
A grande dúvida que surge em massa para a maioria dos apostadores que estão estudando esse tema, é principalmente referente aos números de grandes tipsters que conseguem mover as linhas facilmente à partir apenas do envio de suas tips/picks.
É de se concordar que grandes tipsters são considerados grandes sharps em suas atuações, pois são os principais causadores dos ajustes em massa de suas linhas.
Portanto, é muito provável que tipsters de grandes consultorias tenham boas taxas de CLV, como também de Beat the Line (BTL).
Porém, o que há a se observar é que, esses mesmos tipsters, conseguem ter uma alta extração de profit em suas consultorias, justamente por serem grandes vencedores de linhas de fechamento.
A grande maioria esmagadora não mede este indicador, mas fica uma opinião assertiva.
Um Relato Pessoal
Por 6 meses resolvi deixar meu serviço dedicado a soft bookies e ligas inferiores do Brasil gratuitamente para a comunidade.
Ao final desses período já se juntavam quase 900 pessoas e cerca de 200 seguiam a finco o serviço, com uma stake média de R$230,00, segundo pesquisa interna.
Portanto, há que se considerar que o serviço movia bastante dinheiro no mercado.
Desses resultados, revolvemos então, retirar as entradas live (31) e filtrar:
Como seria nosso resultado apenas com as entradas que batemos o mercado?
Como seria nosso resultado apenas com as entradas que não batemos o mercado?
Eis o resultado…
(BTL Yes) Batendo o mercado tivemos um profit de +122.01 unidades (612 bets)
(BTL No) Sem bater o mercado tivemos um profit de -20.90 unidades (202 bets)
Ou seja, mesmo em um serviço de ligas inferiores e baixa liquidez, com bastante pessoas acompanhando o serviço e indo a favor de nossas entradas, movimentando o mercado de forma extensa, o profit se torna desagradável quando não o batemos a linha de fechamento.
Os Níveis de Eficiência
Claramente não podemos deixar de falar nos níveis de eficiência que o mercado apresenta.
O nível de eficiência do mercado está direcionado e correlacionado com a quantidade de dinheiro que a partida está envolvida.
Portanto, é lógico que a eficiência do mercado está dividida em níveis.
A Série A do Brasileirão é muito mais eficiente que o Módulo 2 do Mineiro, por exemplo.
Mas e a resposta do título do Artigo?
Sim, há eficiência do mercado em ligas inferiores do Brasil, nossos números estão apontando pra isso.
Portanto, não é uma boa ideia você ir contra o mercado mesmo em ligas inferiores brasileiras.
Sobre o Autor
0 Comentários