O que são esports?
O que são esports?

As ligas e os torneios de eSports estão atraindo um grande número de fãs. Ademais, com a pandemia de coronavírus houve um aumento na popularidade dos eSports. E a tendência é que o crescimento seja ainda mais expressivo até o fim do ano. Por isso preparamos esse guia.

Confira o índice do que veremos nesse artigo:

O que são eSports?

E-sports, Esports ou eSports é a abreviação para Eletronic Sports ou esportes eletrônicos. Em suma, são competições profissionais de jogos de computadores ou videogames transmitidos para uma legião de fãs ao redor do mundo.

Como tudo nasceu?

Antes de tudo, a primeira competição esportiva eletrônica que se tem notícia foi em 19 de outubro de 1972, para estudantes da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Foi com o jogo Spacewar e o nome oficial foi “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar”. Como resultado, o prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

A primeira competição esportiva eletrônica que se tem notícia foi em 19 de outubro de 1972, para estudantes da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Foi com o jogo Spacewar e o nome oficial foi "Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar". O prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone.
Bruce Baumgart, campeão do mata-mata

Todavia, o primeiro grande torneio só foi realizado em 1980, organizado pela Atari. O Space Invaders Championship foi disputado nas cidades de Nova Iorque, São Francisco, Chicago, Los Angeles e Fort Worth. O evento foi responsável por atrair 10 mil participantes. E a grande vencedora foi Rebecca Heineman que faturou um arcade da Atari e certamente ficou muito feliz com a premiação.

O Space Invaders Championship foi disputado nas cidades de Nova Iorque, São Francisco, Chicago, Los Angeles e Fort Worth. O evento foi responsável por atrair 10 mil participantes
Jogadores no Space Invaders Championship

Posteriormente, a partir da década de 2000, o esporte eletrônico passou por um grande crescimento e saltou de 10 torneios no ano 2000 para 160 em 2010. Algo mudava no cenário competitivo dos jogos eletrônicos. Decerto a Internet permitia que não houvesse mais limitação física ou geográfica para a realização de eventos. Dessa forma, aumentou exponencialmente tanto a quantidade de jogadores quanto o público entusiasta.

Durante essa década, os principais torneios foram o World Cyber Games, o Intel Extreme Masters e a Major League Gaming. A primeira organização internacional foi a G7, fundada pelos times 4 Kings, Fnatic, Made in Brasil, Mousesports, NiP, SK Gaming e Team 3D (dessas organizações a 4Kings e a Team 3D não estão mais em atividade).

Em 2010, o streaming estourou e fez o eSports crescer rapidamente e em 2011, veio a Twitch, inegavelmente o principal site de transmissão de jogos online.

Quais são as principais modalidades dos eSports?

FPS: os jogos FPS (First Person Shooter) ou jogos de tiro em primeira pessoa é uma modalidade de jogo em que o ponto de vista é do protagonista do jogo (o player). A saber, os principais jogos dessa modalidade são Counter-Strike: Global Offensive (CSGO), Overwatch, Call of Duty e Rainbow Six Siege

MOBAs: os jogos MOBAs (Multi Online Battle Arena) na maioria das vezes são duas equipes de 5 pessoas que buscam um objetivo comum, que em grande parte é destruir a base inimiga. A saber, os principais jogos dessa modalidade são League Of Legends, Dota2 e Heroes of the Storm

BATTLE ROYALE: os jogos de Battle Royale basicamente acontecem num mapa, onde 100 jogadores (que podem ser individuais ou em equipes) aterrissam e lutam entre si até sobrar um único jogador ou uma única equipe. A saber, os principais jogos dessa modalidade são PUBG, Fortnite, Freefire (Também entra na categoria Mobile) e o recém lançado Apex Legends.

CARDGAME: jogos de cartas onde o objetivo é zerar a pontuação inimiga. A saber, o principal jogo dessa mobilidade é Hearthstone, da Blizzard.

O que são os Players?

Os players são os jogadores que com seu talento se tornaram profissionais na sua modalidade e representam as organizações. Não se sabe quantos jogadores profissionais existem. Só para exemplificar o poder do mercado, o player que mais ganhou dinheiro foi o Kuro “KuroKy” Takhasomi do Dota2 com US$ 3,59 milhões (R$ 12,92 milhões).

Organizações, o que são?

Organizações são os times que contratam os players e disputam os campeonatos de diversas modalidades. No Brasil, temos alguns clubes de futebol que já abriram uma organização de eSports. Certamente, as mais conhecidas são Flamengo, que atua apenas no League of Legends, e o Corinthians que atua no Free Fire. Bem como temos grandes clubes do Mundo que tem parceria com organizações, como o PSG com a LGD, o Manchester City com a poderosa FaZe Clan, entre outras. Segundo a Forbes a organização Americana Cloud9 é a mais valiosa do mercado, valor estimado: R$ 1,6 bilhão

O que são as Ligas?

Ligas são os campeonatos e alguns são organizados pela própria dona do jogo. Mas existem grandes ligas que são apenas parceiras da desenvolvedora. Só para ilustrar, o campeonato que mais paga no mundo é o The International de Dota 2.

PunterPlace E-sports

Quais são as maiores Premiações?

Por certo aqui vão alguns números que vão te deixar maluco.

1. The International 9 de Dota 2 – US$ 34.330.069

2. Copa do Mundo de Fortnite – US$ 33.637.500

3. PUBG Global Championship – US$ 6.000.000

4. Overwatch League Season 2 – US$ 5.000.000

5. Mundial de LoL – US$ 2.225.000

Qual é o faturamento do mercado?

Há quase 10 anos, a receita do mercado global de gamesultrapassou as indústrias do cinema e fonográfica. Entretanto, isso não é novidade para ninguém que acompanha os mercados de entretenimento. Por outro lado, tem ocorrido um erro constante de leigos e empresas ao usarem esses números do mercado de games dizendo que eles são dos eSports. Precisamos tomar cuidado com isso, pois a diferença é fenomenal.

Mas afinal, qual o faturamento do mercado de Games e Esports?

Em 2019, a previsão da Newzoo, o instituto referência nas pesquisas no mercado de games, era que a receita global dos eSports passasse de US$ 1 bilhão pela primeira vez.

Já o mercado global de Games, que compreende os eSports, deve ter uma receita de US$ 148,8 bilhões, segundo a Newzoo.

o mercado global de Games, que compreende os eSports, deve ter uma receita de US$ 148,8 bilhões, segundo a Newzoo.

Como está o cenário dos Games no Brasil?

Ainda de acordo com o Newzoo, o Brasil é o principal mercado de jogos da América Latina e 13º do mundo com receita estimada de US$ 1,5 bilhão, em 2018 e conta com cerca de 75,7 milhões de jogadores.

Segundo a pesquisa Game Brasil, divulgada em 2018 pela Sioux Group, Blend New Research e ESPM, 75,5% dos brasileiros jogam games eletrônicos. Só para ilustrar, entre os jogadores a maioria tem entre 25 e 34 anos de idade (35,2%), seguida por quem tem entre 35 e 54 anos (32,7%). Por fim, as mulheres representam 58,9% das pessoas que jogam no Brasil.

A audiência dos eSports é muito grande?

Em 2019, no mundo todo, o número de espectadores de campeonatos de jogos eletrônicos foi de 453,8 milhões, crescimento de 16,3% em um ano. Ao passo que no Brasil houve um crescimento de 20% em audiência no ano passado, com 21,2 milhões de espectadores. Inclusive já temos campeonatos sendo transmitidos pelo Grupo Globo em seus canais, sendo o principal o campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL).

Como está as Apostas nos eSports?

Como você viu, sem dúvida o eSports já é uma realidade e não para de crescer. Nesse ínterim também conta para as apostas esportivas nos eSports. Posto que o cenário está ficando cada vez mais profissional e atraindo mais público, as apostas crescem absurdamente nesse segmento.

Em 2016, apostas em eSports tiveram uma movimentação total de 598 milhões em casas de apostas. Enquanto isso, a SuperData, projeta que o volume do mercado de eSports excederá US $ 2 bilhões até 2022.

Em 2016, apostas em eSports tiveram uma movimentação total de 598 milhões em casas de apostas.

Ainda segundo os estudos da Narus Adivisors, League of Legends representa 38% do total de apostas nos eSports, CS:GO vem em segundo com 29%, Dota 2 em seguida com 18% e Starcraft 2 em quarto com 7%.

Apostas em Sports

A indústria de eSports amplia o número de eventos locais, ligas e acordos de direitos de mídia. Nesse sentido o mercado de apostas do setor tem uma liquidez maior e cresce junto com os esportes eletrônicos. No entanto, há outros fatores que impulsionam a ascensão do mercado de apostas em eSports, como as transmissões em largas escalas e alcance publicitário mundial.

Não temos estudos recentes sobre números atuais, mas já estamos na casa dos bilhões de dólares, como vimos na projeção da SuperData. E ainda vai crescer mais, pois segundo analistas especializados em eSports o pico de popularidade dos espectadores ainda está muito longe. Acredita-se que a Ásia, região mais densamente povoada do planeta, deva proporcionar o maior aumento de fãs.

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