Com a popularização das apostas no Brasil, surgiram diversos serviços gratuitos e pagos de consultoria voltados para esse universo.
Na maioria dos casos, os grupos pagos são cobrados valores mensais, trimestrais ou anuais, para que, em contrapartida, o cliente tenha acesso às entradas indicadas por um ou mais tipsters.
Geralmente, para os clientes que optam por assinar o serviço, as dicas de apostas são compartilhadas através de grupos em redes sociais como Telegram e Whatsapp. Em alguns casos o serviço é prestado via e-mail ou alguma plataforma específica.
No que se refere ao formato de compartilhamento das entradas, isso pode ser feito através de picks ou tips.
O que são Tips?
As tips são meramente a indicação da aposta a ser feita, contendo não mais que o mínimo de informações necessárias para que o cliente a replique.
São indicados somente dados básicos como:
- Qualificação do evento
- Cotação atual
- Odd mínima
- Stake sugerida
- Casa de apostas utilizada.
O que são Picks?
Por sua vez, as picks são uma explicação mais elaborada para a aposta indicada.
Além dos dados básicos que compõem as tips, nas picks também é oferecida a fundamentação, demonstrando o motivo daquela entrada estar sendo recomendada.
Por meio delas, o tipster demonstra a seus clientes a razão pela qual acredita ter valor na cotação apontada.
Qual formato usar?
Nesse ponto, impende destacar que não existe, entre picks e tips, uma que seja melhor ou pior do que a outra.
Trata-se de duas formas diferentes de compartilhamento de dicas de apostas, cada qual com seu público-alvo.
Ao mesmo passo que alguns clientes estão interessados pura e simplesmente em saber qual entrada devem fazer, outros pretendem entender o raciocínio por trás da aposta.
Entretanto, é possível afirmar que as tips são mais utilizadas em serviços comuns de consultoria, pois na maior parte dos casos o cliente não está interessado em ler textos fundamentando as apostas.
O uso das picks acaba sendo predominante em um cenário diferente, qual seja, o dos fóruns voltados para as apostas.
Neles, a grande massa do público-alvo são os próprios apostadores, que se interessam pelas análises e informações obtidas uns pelos outros.
Nesse caso, o compartilhamento de picks é uma forma recíproca de estudos, na qual um tipster tem a oportunidade de conhecer o que seus colegas pensam a respeito de um determinado evento.
Isso pode ser fonte tanto de informações preciosas, como desfalques dos times, por exemplo, ou até mesmo para tentar antever o comportamento mercado e das odds antes de se posicionar.
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