RECIFE, BRAZIL - JUNE 23: Gilbert Meriel of Tahiti gives up a goal in the first half during the FIFA Confederations Cup Brazil 2013 Group B match between Uruguay and Tahiti at Arena Pernambuco on June 22, 2013 in Recife, Brazil. (Photo by Laurence Griffiths/Getty Images)

O mercado de “ambas marcam”, ou “ambas equipes para marcar” (do inglês both teams to score”) está em constante crescimento nas apostas. Uma opção de aposta que, juntamente com o mercado de escanteios, anteriormente era vista como amadora, e praticamente oferecida só por casas europeias, hoje já pode ser vista em casas profissionais como Pinnacle, Singbet e outras.

Com isso, naturalmente, esse mercado também passa a ser alvo de apostadores mais afiados, mais profissionais, principalmente em razão do surgimento de maior liquidez e pela possibilidade de apostar sem ser limitado em caso de ganhos consistentes, o que maciçamente não existe ao trabalhar-se em casas europeias. E diante da crescente possibilidade de lucrar com o ambas marcam, cabe a nós, apostadores profissionais, estudarmos esse mercado a fundo, visando extrair o precioso valor esperado.

As estatísticas na Série A

Nesse cenário, o estudo das estatísticas que envolvem esse mercado, relativas às ligas com as quais trabalhamos, se torna primordial. Passarei, em seguida, a trazer alguns dados retirados do site Soccerstats[1], relativos ao mercado de ambas marcam nas duas principais ligas brasileiras, Série A e Série B, e trarei algumas ponderações a respeito deles.

Primeiramente no que diz respeito à Série A brasileira, coletando os dados ano-a-ano, referente às últimas cinco edições, incluindo a atual, temos os seguintes números:

AnoAmbas Marcam: SIM! Ambas Marcam: NÃO!
202148%52%
202053%47%
201947%53%
201843%57%
201749%51%
Ano de 2021 está em curso, na 19ª rodada no momento da escrita do artigo

Analisando tais dados, retirados de uma amostragem razoável de jogos (mais de mil e quinhentas partidas), percebe-se que há um equilíbrio bastante grande na taxa de ocorrência do ambas marcam sim e ambas marcam não na Série A. Fazendo uma média simples entre as cinco edições apontadas, o resultado é 48% x 52%. Diferença de apenas quatro por cento.

Dito isso, em razão da média citada acima, transformando em odds, teríamos aproximadamente @2,08 e @1,92 como odds justas para o ambas marcam sim e ambas marcam não, respectivamente, em cinco temporadas da primeira divisão brasileira.

As estatísticas na Série B

Analisando as mesmas estatísticas referentes à Série B, seguindo a mesma estrutura anterior, temos:

AnoAmbas Marcam: SIM! Ambas Marcam: NÃO!
202145%55%
202046%54%
201944%56%
201848%52%
201744%56%
Ano de 2021 em curso, na 23ª rodada no momento da escrita do artigo

Na Série B encontramos uma maior disparidade entre a taxa de ambas marcam sim e ambas marcam não, o que não chega a ser uma surpresa para quem trabalha com essa liga, que apresenta jogos mais truncados e físicos. Na média geral dos anos apontados, temos 45,4% x 54,6%, com odds médias justas de aproximadamente @2,20 e @1,83. Mesmo que menor que na Série A, ainda há certo equilíbrio percentual entre ambas marcam sim e ambas marcam não.

As Odds Médias como ponto de partida

Obviamente, tais números não podem servir de embasamento exclusivo para uma aposta, pois estamos falando de médias gerais, e as exceções se fazem presentes, tanto para mais quanto para menos. Contudo, se essas médias existem, é em função da maioria dos jogos seguir a tendência de ter odds justas próximas das mencionadas.

Assim, enxergo as odds médias como um bom ponto de partida em uma análise desse mercado. Por vezes, especialmente no ambas marcam sim, é possível ver odds fixadas muito acima do patamar de @2,08, para jogos da Série A, o que com certeza chama a atenção, por destoar muito dos números gerais do campeonato. A partir daí adentramos à uma análise mais aprofundada, sobre aquela partida em específico, para entender se a cotação ofertada é ou não justa.

Exemplos para ilustrar

A título de exemplo, no dia 07/09/2021, ocorreu a partida Corinthians x Juventude, válida pela 19ª rodada do Brasileirão 2021. No pré-game, chamava a atenção o fato de que a odd disponível para o ambas marcam sim era superior a @2,80 no mercado asiático, e chegava a @3,00 em determinada casa europeia. A discrepância em relação à média geral do campeonato convidava à uma análise mais aprofundada da partida.

Ao adentrar mais a fundo na análise daquele jogo, era possível depreender que o Corinthians tinha batido ambas marcam sim em 75% das partidas em casa, enquanto o Juventude, como visitante, tinha 50% das partidas com ao menos um gol de cada lado. No recorte dos jogos mais recentes, o time gaúcho havia cumprido o ambas marcam sim nos últimos cinco jogos em sequência, enquanto o Timão o havia feito em quatro dos últimos oito jogos.

Portanto, era possível perceber também uma discrepância das odds oferecidas com relação aos números dos próprios times e não apenas a média geral do campeonato. Após conferir as escalações com o devido cuidado, fiz a aposta, vez que apresentava um bom valor. A partida terminou em 1×1, dando um bom green.

Considerações Finais

Independentemente do resultado, que poderia também ser uma derrota se não fosse o gol de Roger Guedes no fim da partida, o que quero mostrar é que conhecer os números gerais da competição na qual trabalha é essencial não como fator decisivo para fazer ou não uma aposta, mas, sim, como possível ponto de partida para a análise. Tais estatísticas indicam a tendência da maior parte dos jogos daquele campeonato, e não podem ser simplesmente ignoradas.

Ainda, trabalhando em um mercado caracterizado por tamanho equilíbrio entre a ocorrência de ambas marcam sim e não, qualquer odd muito distante de @2,00 é convidativa para uma análise mais acurada, visando entender o motivo daquela cotação naquele jogo específico. Existe uma tendência, pelo menos de acordo com a média geral, de que cotações muito esticadas estejam erradas. Mas lembre-se, é uma tendência, e não uma verdade absoluta. Nunca dispense a análise jogo-a-jogo.


[1] Disponível em: <https://www.soccerstats.com/>, acessado em 08/09/2021.

Sobre o Autor

Mateus Salles
Mateus Salles

Sou Mateus Salles, analista de probabilidades e apostador esportivo desde 2019. Especialista nas Séries A e B do Brasil, nos mercados de handicap asiático, gols totais asiático e ambas marcam, em casas asiáticas de altos limites, na modalidade Punter.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *